Friday, November 3, 2017

Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra


Você já presenciou o surgimento de uma bolinha vermelha no olho do seu animal de estimação? Conhece a causa, os sintomas e o tratamento dessa anomalia? Este post explica sobre essa condição denominada prolapso da glândula da terceira pálpebra.


Afinal, o que é o prolapso da glândula da terceira pálpebra?
O prolapso é determinado quando um órgão, ou alguma particularidade, é deslocada ou projetada para fora do corpo.
Cães e gatos possuem, dentro do sistema lacrimal, uma glândula chamada “Glândula da terceira pálpebra”, cuja função consiste em fornecer até 70% das lágrimas desses animais. O prolapso nada mais é do que a projeção dessa glândula para o meio externo. Por conta de sua aparência, é conhecida como “Olhos de cereja”.
O prolapso ocorre quando o ligamento que prende a glândula solta-se, fazendo com que a mesma se exponha. A exposição gera uma inflamação, aumentando assim seu tamanho. Devido a condição, o animal apresenta secreção mucosa, de coloração verde ou amarela, algumas vezes confundida com pus, coceira local e incomodo.
Existem algumas raças com pré disposição para o prolapso, como Bulldog, Pug, Boston Terriers, Boxers, Shih tzu, Cocker Spaniels, Beagles, Mastiffs e Sharpei.

Sinais Clínicos
Os sinais são facilmente notados. Primeiramente ocorre o aparecimento de uma bolinha no canto do olho próximo ao nariz. Normalmente, surge de forma bilateral, ou seja, nos dois olhos. A glândula desempenha mais da metade da produção de lágrimas, então os animais que apresentam essa condição podem apresentar os olhos ressecados. As lágrimas são compostas por três componentes: uma camada externa de lipídios, que ajuda a prevenir a evaporação da lágrima; uma camada intermediária aquosa que distribui os nutrientes para a superfície ocular; uma camada interna de mucina que ajuda a manter a superfície da córnea em contato com a lágrima. Todos os componentes precisam estar em equilíbrio para que os olhos do pet não corram risco de secar.


Tratamento
O tratamento deve ser realizado através do procedimento cirúrgico. A cirurgia consiste no reposicionamento da glândula para o local correto. Retirar a glândula pode prejudicar o animal, podendo acarretar Ceratoconjuntivite seca (Olho seco), condição que pode levar à cegueira.
Como os olhos são muito sensíveis, o diagnóstico, o tratamento e a cirurgia devem ser realizados por um oftalmologista veterinário. É recomendado levar o animal o mais rápido possível caso presencie o aparecimento dessa anormalidade.
Fonte- Oftalmovet

No comments:

Post a Comment