Muitos donos de cães de determinadas raças reclamam de manchas de lágrimas em seus cães. Isso, na medicina veterinária, é chamado de Epífora.
Assim como os humanos, os cães produzem uma secreção nos olhos, as lágrimas, para manter os olhos lubrificados e livres de corpos estranhos (pelos, ciscos, etc).
Na maioria das raças, essas secreção é drenada pelo ducto nasolacrimal, porém, em algumas raças a lágrima acaba “vazando” e atingindo a região externa dos olhos. Quando essa lágrima está muito ácida, ela acaba manchando a região.
As manchas de lágrima acontecem porque o ducto lacrimal não consegue absorver toda a lágrima produzida e há, assim, um derramamento de lágrima na região. Quando entra em contato com os pelos, a lágrima sofre a ação de bactérias que existem na pele e na pelagem. Daí ocorre a alteração da cor dos pelos da região.
Possíveis causas das manchas de lágrima
No caso dos cães braquicefálicos (de focinho achatado, como o Shih Tzu), o derramamento das lágrimas tem a ver com a anatomia da face.
Como o globo ocular é mais saltado, isso acaba comprometendo a drenagem da lágrima, que não ocorre de forma suficiente e acaba derramando lágrima para fora dos olhos. É como quando você chora e seu ducto lacrimal não consegue absorver tudo, então sua lágrima escorre em direção ao nariz.
No caso das raças não braquicefálicas, normalmente as manchas acontecem porque eles tem muito pelo ao redor dos olhos e isso acaba irritando a região e aumentanto a produção de lágrima. Manter essa região sempre aparada e verificando se não tem pelos entrando constantemente nos olhos do cão é uma boa saída.
Outras causas do derramamento de lágrima:
- obstrução do canal lacrimal,
- deformações na pálpebra,
- inflamações etc.
Leve seu cão ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema físico ocasionando o excesso de lágrima.
Como acabar com as manchas de lágrima?
Se não houver nenhum problema físico com seu cachorro, apenas o excesso de lágrimas normal e a acidez, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar esse problema.
Atenção: antes de fazer qualquer coisa, converse com seu veterinário.
1. Alimentação
A ração Hills não tem nenhuma comprovação científica de que resolve a questão do PH das lágrimas do cachorro. O próprio fabricante não se posiciona dessa forma e não se compromete em relação à eficácia no tratamento das manchas de lágrimas. Fato é que ao longo dos anos, os proprietários e veterinários constataram que essa ração reduz o PH das lágrimas e evita as manchas. Mas não basta dar a ração. A ração é boa pra prevenir o problema, não para casos em que o cão já está manchado. Além disso, qualquer coisa que altere o PH da lágrima irá comprometer o resultado. Isso inclui petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, etc. Deve-se dar apenas a Hills. Um biscoitinho vez ou outra não atrapalha, só não pode tornar isso um hábito e dar diariamente.
No Blog do Cachorro Verde - que ensina a preparar alimentação natural - tem uma matéria também que dá dicas de alimentações naturais para melhorar lágrima ácida!
"Experimente fazer alguns ajustes na dieta caseira e no manejo dele:
- troque carne desossada de frango, moela e fígado de frango por peças de outras espécies, como boi, peru, peixe ou porco.
- inclua vegetais ricos em potássio na porção de legumes da dieta: batata-doce cozida, banana, um pouco de abacate (não exagere para não soltar o intestino) ou lentilha bem cozida na porção de carboidratos.
- limpe 2x ao dia em volta dos olhos, ao redor da boca dele – e onde mais estiver manchado – com uma solução à base de própolis, babosa, vinagre de maçã ou outro agente natural com ação bactericida e fungicida.
Feitas as mudanças, aguarde algumas semanas e verifique se estão nascendo pelos branquinhos onde antes estava manchado. Se não estiver adiantando pode ser indicado mudar o modelo de dieta para uma alimentação menos protéica, sem vísceras e totalmente sem frango (minha experiência me diz que em muitos casos o problema está relacionado ao consumo de frango).
Se seu pet é adepto da AN crua, experimente passá-lo para uma AN cozida totalmente sem frango, adotando a seguinte formulação: 25% carnes desossadas (nada de frango), sem vísceras, 40% carboidratos e 35% vegetais, e observe os resultados. Se ele já estiver recebendo AN cozida, simplesmente adote a formulação citada na frase anterior e omita o frango e a porção de vísceras.
Mas lembre-se: se não estiver relacionado a anomalias dos próprios olhos, o problema das manchas por lágrimas costuma ser puramente estético. Se as manchas não são extensas e o pet e você estão satisfeitos com a AN avalie objetivamente se vale a pena trocar o modelo de dieta."
Veja mais em: http://www.cachorroverde.com.br/lagrimas/
2. LimpezaÉ importante manter a região sempre seca. Use uma gaze para limpar com soro fisiológico e em seguida uma gaze seca para deixar o mais seco possível. Se der, faça isso duas vezes ao dia.
3. Angel’s EyesNos EUA, esse produto é muito famoso por resolver o problema das lágrimas dos cães. É um pó que você mistura na ração por 2 meses (nunca mais que isso). Os resultados são impressionantes. Claro, seu veterinário precisa estar ciente se está ok para o seu cão consumir esse produto. Leve as informações da embalagem ou envie pro seu veterinário e pergunte se seu cão pode fazer o tratamento. Não faça nada sem o conhecimento dele.
O problema do Angel’s Eyes é que ele não é vendido no Brasil, precisa trazer dos Estados Unidos (porém ele é vendido na Amazon - link abaixo).
Fotos- Internet
No comments:
Post a Comment